26 de fev de 2014

Os Black Blocs e o Zé Head: uma conversa de bar

Junto com as manifestações de junho do ano passado (2013), sobre o "não é por causa dos 10 centavos" (leia aqui, aqui 2 e aqui 3), destaca-se negativamente ou positivamente, você escolhe, um grupo dos chamados Black Blocs (mais sobre eles aqui, aqui 2 e aqui 3). Grupo organizado que agem por uma causa, usando táticas destrutivas em relação a bens materiais e patrimônios privados e públicos, com seus integrantes usando máscaras, cobrindo o rosto e roupas pretas. Em geral são contra formas democráticas e de diálogo na solução do problema, acabando assim, sendo associados ao anarquismo e para a Dra. Marilena Chauí (mais aqui e lattes aqui) com fortes traços de inspiração fascista.

Lembrando Stuart Mill (mais aqui), em sua defesa do individuo: "Se toda a humanidade menos um, fosse de uma determinada opinião, e apenas uma pessoa fosse de opinião contrária a humanidade não teria mais justificativas para silenciar aquela pessoa, do que ela, se tivesse o poder, de silenciar a humanidade". 

Portanto as ideias e pensamentos deste grupo devem ser respeitadas. Se concordamos ou não é uma outra discussão, particularmente por mais que eu leia e estude o grupo, os atos destrutivos, não vou chamar de violentos, pois eles não gostam, apesar de serem, são vazios, pobres, ilógicos e primitivos. Soma-se a isso a falta de uma solução para o futuro, propostas sólidas.

Não existem propostas sólidas sem debates, sem ouvir, sem pensar, sem os contrapontos, sem a democracia. Se a tática é apenas de bagunçar, protestar, reclamar, xingar, chamar a atenção como uma criança mimada, quebrar tudo e sair correndo da polícia é uma grande perda de tempo.

Sabemos que patrimônios públicos e privados destruídos são concertados ou trocados com o nosso próprio dinheiro, seja com aumento de impostos ou no preço dos serviços prestados pelas empresas. Como a maioria deste grupo são compostos por jovens que ainda dependem dos pais e por isso não entendem muito bem a relação prática da economia de custos, um vidro quebrado acaba sendo uma pequena diversão ou válvula de escape de uma violência interior.

Porém, o oposto a este grupo, também é perigoso, aqueles que acham tudo isso uma chatice, não se informam, ficam olhando os problemas da sociedade de forma inócua, acabam tendo uma vida passiva como pronuncia Sêneca (mais aqui): "Muito breve e agitada é a vida daqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam ao fim, os coitados entendem, muito tarde, que estiveram ocupados fazendo nada."


Copa do Mundo 2014 com o Zé Head


Vamos a um exemplo prático: "Protesto de fevereiro de 2014 de Black Blocs contra a copa do mundo de futebol no Brasil", link da notícia aqui

Me respondem aí, qual a culpa de um caixa eletrônico, de uma janela de vidro e de um ônibus para com a Copa do Mundo? Foram eles que assinaram o contrato com a FIFA? Por acaso um trabalhador que quer voltar para sua casa depois de um dia cansativo e não consegue devido a ruas interditadas por Black Blocs, o que ele tem haver com isso? E depois de alguns anos e das construções dos estádios praticamente prontos, você quer que não tenha Copa e o dinheiro investido?

Com a ajuda do Zé Head que acaba de pedir uma cerveja, vamos questionar mais.

- Zé, nos fale sobre a Copa do Mundo, os Black Blocs não quer que ela seja realizada este ano aqui no Brasil.

- Esta bem, vamos lá:

1º) Quem assinou o acordo para a Copa vir aqui? Não foi o Pelé, o Ronaldo, o Lula, o Orlando Silva (ministro do esporte na época), o Ricardo Teixeira da CBF, a Rede Globo e a FIFA? Cobrem deles e deixa o coitado do caixa eletrônico de lado. 

Não tinha reparado, mas olha só o time de assinantes:
- Pelé, aquele que só abre a boca para falar...
- Ronaldo, empresário oportunista.
- Lula, o chefe do mensalão. (aqui, aqui 2 e aqui 3)
- Orlando Silva, afastado do governo Dilma por suspeita de corrupção. (aqui)
- Ricardo Teixeira, afastado da CBF por suspeita de corrupção. (aqui e aqui 2)
- Rede Globo, apoiou a ditadura e ganhou praticamente de graça a concessão pública de um canal de TV e o resto virou história. (aqui)
- FIFA, uma das entidades mais corruptas que se tem notícia e ainda queria dar um chute na bunda do Brasil. (aqui)

2º) O governo federal a ajudar na construção dos estádios, esta fornecendo o dinheiro gratuitamente ou é um empréstimo? Este empréstimo é com juros de mercado e com garantias de retorno? Se sim não existe problemas, se não, é nosso dinheiro que esta indo para o ralo mesmo.

3º) Os investimentos em aeroportos, metrôs, ruas e avenidas, não são uma coisa boa para uma cidade?

4º) Você que não quer que a Copa seja realizada aqui, assiste e acompanha o Brasileirão? Assiste seu futebol no final de semana? Acompanha seus ídolos na TV? Se sim, você esta sendo um hipócrita e se não continue assim, futebol é o ópio do povo.

5º) Os turistas que estão para chegar, não irão injetar dinheiro na nossa economia, abatendo nos gastos que a copa gerou, ou seja, não são o nosso ROI? Se são, por que quer espanta-los? Porque não aproveitar este momento único.

6º) Esta desconfiado do dinheiro gasto pelo governo? Já procurou o ministério público? Acessou o portal da Copa (aqui)? Acessou o portal de transparência do governo para a Copa (aqui)? Já leu o Diário Oficial de hoje (aqui)?

7º) Ah... não acredita nas informações do governo? Prefere acreditar no grupo Anonymous Brasil (aqui), com aquela máscara do V da Vingança, é isso mesmo? Se sim, esta frase do Erasmo de Rotterdam (aqui) serve para você: "É que, em geral, dizemos ser louco todo aquele que, sendo curto de vista, toma um burro por jumento, ou que, por ter pouco discernimento, considera excelente um mau poema".  Mas você não esta totalmente errado em não acreditar no governo, apenas duvide dos dois é melhor.

8º) "Não vai ter Copa", você quer destruir os estádios prontos? Quer ajudar a afundar a economia do Brasil? Não quer que os turistas encham o bolso dos trabalhadores brasileiros? Você mora em que país? Não prefere fiscalizar o governo denunciando irregularidades? Prefere continuar quebrando janelas?

9º) Era contra a Copa vir ao Brasil? Aonde estava em 2007 quando a FIFA anunciou o Brasil como país sede? O que estava fazendo nos últimos sete (7!) anos desde o anúncio? Só percebeu agora que a Copa é no Brasil? Amigo, foram sete anos atrás.

10º) Mas no Brasil a saúde, educação, segurança esta tudo uma droga e ficam gastando dinheiro com a Copa? Por favor, leia-a novamente os itens 2 e 3. Mas você não esta totalmente errado, pois bem, esta sabendo que este ano tem eleição né? Sabe votar? Claro que se lembra em quem votou na última eleição? Não se lembra? Putz, então não sabe nem o que seu politico esta fazendo lá? Ah, votou no Tiririca, no Popó, no Romário né... entendi...

- Os outros problemas são outras cervejas, vou indo agora que esta já esquentou.

- Obrigado Zé.


João M. A. da Silva
Data: 26/02/2014
Hora: 12h10
Momento: O mascarado que não é o zorro
criticasconstrutivas.blogspot.com

Nenhum comentário: