28 de out de 2011

Jornal Folha de SP: estaria ele criando 'reportagem' para propaganda eleitoral ou estaria contaminado por bandeira partidária?

Como sabem, não costumo ler mais com frequência o jornal 'Estadão', desde que este chamou os bloqueiros de macacos (relembre aqui), portanto não sei como anda as 'reportagens', digamos, manipulativas ou tendenciosas deste jornal.

Digo isso, pois ao ler hoje (28/10/2011) o Jornal Folha de SP, caderno 'Mercado', pág. B5, encontro o título:

"PF apura doações do PanAmerciano ao PT"

Com letras bem grandes, até ai tudo bem, não sou nenhum defensor (ou membro) do PT ou qualquer outro partido, porém ao ler a reportagem ela menciona que a Policifia Federal (PF), abriu dois inquéritos: um em São Paulo para investigar as doações ao PT e outro em Alagoas para investigar as doações do banco para o PSDB. Opa! Por que o título só menciona a investigação do PT? E com grande destaque, estranho?

A reportagem em si é fraca, na verdade apenas tenta "atualizar" (entre aspas mesmo) o inquérito principal, que é o da investigação dos crimes contra o sistema financeiro cometidos pelo banco PanAmericano. Sobre as doações aos partidos (no plural mesmo) não diz nada, absolutamente nada, se restringe em dizer que foi aberto investigação pela PF.

Mais o estranho mesmo, foi ler no mesmo jornal, agora em 'Corrida' (última página) do caderno 'Cotidiano', uma notinha (letra bem pequena), fazendo referência a reportagem do caderno 'Mercado', porém o título é: 'PF vai apurar doações de banco ao PT e ao PSDB'. Ué! por que o texto '...e ao PSDB' não apareceu no título da reportagem principal dentro de 'Mercado', aquele com letras garrafais?

Me veio a cabeça, aquelas propagandas politicas do horário eleitoral, quando um partido começa a usar estas 'reportagens' de jornalões para ataques uns contra o outro.

Estaria a Folha, criando estas 'reportagens'?

Ou pior, a posição politica (bandeira partidária) do diretor deste jornal, contaminou o jornal como um todo?

Perguntei isto a Folha no e-mail: ombudsman@uol.com.br e cotidiano@uol.com.br, dinheiro@uol.com.br

Se tiver resposta, atualizo este 'Post'.

-----
Resposta da Folha:

Caro João,
bem notado, a diferença entre os títulos mostra que o caderno Mercado poderia ser mais específico.
Atenciosamente,
Suzana Singer
Ombudsman - Folha de S.Paulo
-----

Para ilustrar, tirei duas fotos via celular das duas páginas:

 Corrida em Cotidiano (com o PSDB)
Caderno 'Mercado' - B5 (sem o PSDB)



João M. A. da Silva
Data: 28/10/2011
Hora: 21h55
Atualizado: 7/11/2011 às 16h45
Momento: Folheadas na folha de papel
criticasconstrutivas.blogspot.com

Nenhum comentário: