10 de ago de 2010

A Universidade de Anísio

Anísio Teixiera (wiki) foi um dos maiores educadores do Brasil, deixou uma bela concepção de Universidade, vale a reflexão:

(abre aspas)

"A função da Universidade é única e exclusiva. Não se trata somente de difundir conhecimentos. O livro também os difunde. Não se trata somente de conservar a experiência humana. O livro também a conserva. Não se trata somente de preparar práticos ou profissionais de ofícios ou de artes. A aprendizagem direta os prepara, ou, em último caso, escolas muito mais singelas do que as universidades. Trata-se de manter uma atmosfera de saber, para se preparar o homem que o serve e o desenvolve. Trata-se de conservar o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das práticas não intelectualizadas. Trata-se de formular intelectualmente a experiência humana, sempre renovada, para que a mesma se torne consciente e progressiva. Trata-se de difundir cultura humana, mas de fazê-lo com inspiração, enriquecendo e vitalizando o saber do passado com a sedução, a atração e o ímpeto do presente. O saber não é um objeto que se recebe das gerações que se foram, para a nossa geração; o saber é uma atividade de espírito que se forma lentamente ao contato dos que sabem."

(fecha aspas)

TEIXEIRA, Anísio. 1977, p. 74. A Universidade de Ontem e de Hoje. Coleção Universidade, editora da UERJ. apud BRIDI, Jamile Cristina Ajub. 2004. A Iniciação Científica na Formação do Universitário. Dissertação de Mestrado. UNICAMP.


João M. A. da Silva
Data: 10/08/2010
Hora: 22h50
Momento: Finalizando a Faculdade
criticasconstrutivas.blogspot.com

Nenhum comentário: