4 de jul de 2010

É só esperar 10 dias

Depois da eliminação do Brasil na Copa, agora é só esperar 10 dias para as coisas voltarem ao normal.

Opinião sobre a Copa 2010:

1 - A Copa é bonita de se ver, mas o futebol como ele é disputado hoje, não é exemplo de esporte para se apresentar a uma criança, os valores tradicionais de um esporte, passam longe do futebol profissional.
2 - Dunga foi mal ao deixar de convocar alguns atletas, eu levaria Roberto Carlos e Ronaldinho Gaucho pelo menos, mas cada brasileiro tem seu time.
3 - Por outro lado, qualquer treinador iria levar a defesa que o Dunga selecionou, considerada por muitos a melhor do mundo.
4 - Mas infelizmente, justamente o que tinhamos de melhor, falhou no último jogo.
5 - O bom é que a Argentina foi embora também, aliás em um mundo justo, a Argentina não teria título, a suspeita de ter comprado o Peru em 1978, quando jogava em casa em plena ditadura e em 1986 com gol de mão de Maradona. Assim, pelo menos no futebol, a Argentina não pode ser colocada no mesmo nível que Brasil, Alemanha e Itália.
6 - A Rede Globo deve explicações na justiça pela sua relação com a CBF.
7 - Achei positivo os jogadres ficarem focados no campeonato sem entrevistas exclusivas, apesar disso não influenciar em nada quando a bola rola.
8 - Foi constatado que jogador de futebol precisa fortemente de preparo mental.
9 - Também foi constatado que jogador machucado deve ser cortado.
10 - Futebol é simples, tem que fazer gol e não levar: Felipão em 2002, Ronaldo fez 8 e Marcos não falhou; em 1994, Romário acabou com a Copa e Tafarel agarrou penalti. Nesta copa não tivemos estas eficiências.
11 - Espero que a Copa tenha ajudado o pais da África do Sul em alguma coisa.
12 - Enquanto a FIFA não adotar recursos tecnologicos na arbitragem sempre haverá suspeita de manipulação de jogos.
13 - Comentarista de Futebol é a profissão mais fácil que já inventaram.
14 - Espero que alguns narradores se aposentem após esta copa.
15 - Ricardo Teixeira deveria ser expulso da CBF.


Globo e Treinadores da Seleção:

Todos conhecem a estranha relação entre Globo e CBF, e a briga de Dunga com a Rede Globo (aqui e aqui também). Mas acho que todos se esqueceram que a Globo aplicou o mesmo esquema com o Luxemburgo em 2000, só que com o Luxemburgo deu certo (ele caiu antes da Copa). Segue trechos da reportagem do Jornal da Tarde de 11/09/2000, "Globo x Luxemburgo: só tensão" (íntegra aqui no Observatório da Imprensa).

"As relações entre a TV Globo e Wanderley Luxemburgo são tensas. O Departamento de Esportes da empresa não concorda com os métodos de trabalho que o técnico vem empregando na Seleção".

"Na era Luxemburgo – que começou em 1998 – a Globo não vem encontrando as mesmas regalias que tinha na era Zagallo (1994 a 98). Quando Zagallo era o técnico, nos intervalos dos jogos e logo após o apito final, ele procurava o repórter da Globo para uma rápida entrevista exclusiva". "... quando Luxemburgo assumiu a Seleção, a Globo perdeu a exclusividade."

"A Globo não gostou. A crise ficou evidente no intervalo do jogo entre Chile e Brasil, em Santiago. A Seleção estava sendo humilhada. Tino Marcos, repórter da Globo, correu atrás de uma declaração de Luxemburgo e tudo o que ganhou foi um empurrão. Foi a gota d'água para a emissora abrir fogo contra o treinador."

"Tino Marcos, em seguida, conseguiu a entrevista exclusiva com Renata Alves, ex-funcionária de Luxemburgo que denunciou o escândalo da sonegação fiscal. A matéria foi levada ao ar no Jornal Nacional. Na mesma semana, o programa No Mundo da Bola, da rádio Joven Pan, informou que Renata havia cobrado R$ 20 mil pela entrevista."

É muita baixaria e manipulação...  infelizmente o próximo treinador da Seleção terá que passar pelo aval da grande Rede.



João M. A. da Silva
Data: 04/07/2010
Hora: 11h40
Momento: A Copa acabou para o Brasil
criticasconstrutivas.blogspot.com

Nenhum comentário: