22 de mar de 2010

"Pedofilia, Amém": Charge de Angeli para o Jornal Folha de São Paulo


Hoje (22/03/2010) ao ler o Jornal Folha de São Paulo (aqui), me deparei com uma charge do cartunista Angeli nos Editoriais (A2-Opinião). A charge surge em meio a novos casos de pedofilia da Igreja Católica, em especial na Irlanda. O Papa Bento XVI chegou a enviar uma carta aberta aos fiéis da Irlanda (leia aqui). O assunto é relevante, sério e merece debates e respostas dos envolvidos.

Mas a falta de respeito em relação a diferenças culturais, religiosas e críticas vazias, empobrece e estraga com tudo.

A charge sob o título: "Pedofilia, Amém", mostra uma alusão a figura do Papa Bento XVI se escondendo sob um saco de papel com dois furos na altura dos olhos e ao fundo "sacerdotes" com o mesmo saco de papel encobrindo a face. Em uma outra forte alusão ao grupo racista Ku Klux Klan (wiki).

O humor negro presente em alguns "textos jornalisticos" muitas vezes funciona como uma válvula de escape para ódios e visões reprimidas.

A consequência todos conhecem: guerras e conflitos.

Imagine maomé desenhado com um saco de papel na cabeça!

Achei infeliz tal arte.



Na mesma linha...

Interessou-se ou não pela visão acima, sugiro a leitura da coluna publicada na própria folha do dia 23/03/2010 pelo articulista João Pereira Coutinho, "Padres e Pedófilos", disponível no Blog Conteudo Livre! (leia aqui).



João M. A. da Silva
Data: 22/03/2010

Hora: 23h59
Adição: 25/03/2010 - 22h25
Momento: O chá melhora ou piora o desenho de uma pessoa?
criticasconstrutivas.blogspot.com


[Este 'Post' também foi publicado no Observatório da Imprensa, leia aqui]

Nenhum comentário: