1 de mai de 2009

Resenha: "O céu começa em você" de Anselm Grün

Título: O céu começa em você: A sabedoria dos padres do deserto para hoje
Título original (alemão): Der Himmel beginnt in dir: Das Wissen der Wüstenväter für heute
Autor: Anselm Grün
Editora: Vozes
Edição: 5
Ano: 2000



O autor deste livro Anselm Grün, nasceu em 1945 é monge beneditino da abadia de Münsterschwarzach, Alemanhã e é doutor em teologia. Coordena cursos de meditação e espiritualidade moderna.

"O céu começa em você" é um livro no qual o autor busca traduzir em linguagem atutal os ensinamentos dos primeiros monges da história do cristianismo.

Em alguns momentos a leitura se torna dificil, devido ao uso de termos teologicos, mas em geral a mensagem e os valores das palavras conseguem atingir seus objetivos.

Os monges por viverem um estilo de vida focado na espiritualidade, conseguem se aprofundar em temas que são esquecidos por qualquer pessoa na correria do dia-a-dia. É interessante observar também como que as dificuldades e os desafios deste estilo de vida são transformados, pelos monges, em energia para seguirem em frente sem desistir.

O livro é rico em ensinamentos como humildade como forma de reconhecimento da fraqueza humana, os cuidados com a distração, a disciplina, a alimentação sem exageros, o calar-se e não julgar, o encontrar consigo memso, a cobiça da posse, soberba, e vários outros temas que fazem parte da vida dos monges. O autor faz sempre uma ligação com os textos dos primeiros padres que escolheram o deserto como forma de luz para suas vidas.

"As palavras, quando não vividas, são inúteis"



João M. A. da Silva
Data: 01/05/2009
Hora: 22h42
Momento: Aproveitando o feriado para atualizar o blog.
criticasconstrutivas.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

li o livro e o reli duas vezes ...
abraco a sua mensagem ,nao somos monges ,todavia ,os seus ensinamentos sao muito construtivos ,nao vivemos o mesmo estilo de vida deles ,todavia ,sao exemplos para qualquer um...tiago

Aurelio Sarmento disse...

Li duas vezes, pois os ensinamentos são bastantes válidos para os momentos atuais.Sugiro leitura a todos.