6 de fev de 2009

"O lado sujo da indústria limpa" - Eu já sabia!

O título acima é da reportagem de quarta-feira (04/02/2009) no caderno de Informática do Jornal Folha de São Paulo.

A reportagem traz pesquisas, estudos e realidade sobre o lixo eletrônico/tecnologico. E não pensem que o lixo tecnologico vai parar somente em paises africanos ou asiaticos o Brasil também esta na rota do lixo eletrônico. Só para rascunhar o Brasil recebeu 1.190 toneladas de lixo eletrônico da California - EUA em 2006 (Folha SP Apud DTSC - Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da California).

O já sabia, é devido a minha participação no projeto de autoria de Jorge Mendes, intitulado: Reciclando Tecnologia - laboratório de terminais leves com software livre. Que pode ser acessada na página do projeto: fatecti.wordpress.com/projetos. Há tempos postei algo aqui no Blog CC sobre o projeto (leia aqui).

Breve espero textualizar mais sobre a reportagem da folha e sobre lixo eletrônico/tecnologico.


João M. A. da Silva
Data: 06/06/2009
Hora: 20h00
Momento: Do papel para o Blog
criticasconstrutivas.blogspot.com

Um comentário:

Samira disse...

Olá João!
Quanto a lixo eletrônico, ainda não havia pensando sobre isto. É algo muito grave. Se a sociedade já não sabe onde colocar o lixo normal que vemos por ai - e como as pessoas jogam cada lixo estranho nas ruas ou mesmo nos lixões - que dirá aquele referente a inventos, entre os quais o computador, que a gente nem vive sem hoje em dia? Será que o povo pensa que o computador fica pra semente? E seus componentes?

Vim lhe deixar um recado: Deixei uma convocação pra você lá no meu blog. (Pode parecer um tanto fútil, eu também achei, mas resolvi aderir a idéia...).

Abraços
Samira