19 de dez de 2008

Memória e Aulas de História

Comentando o Jornal Folha de SP de domingo último (14/12/2008), editorial de Clôvis Rossi, "Memória Felizmente Inútil", aonde uma pesquisa mostrou que 82% dos brasileiros não sabem o que foi o AI-5. Se você também não sabe leia aqui e aqui também. O Editorial foi motivado pela lembrança de 40 anos do AI-5, que foi decretado dia 13 de dezembro de 1968.

Podemos somar a discussão o texto de Ronaldo Vainfas, Professor da UFF, na mesma edição da Folha só que no Caderno +Mais. Que comentou o projeto do Governo de São Paulo (José Serra) de reduzir as aulas de História para a entrada de aulas de Sociologia e no aumento da carga de Filosofia. Ronaldo concorda com a Filosofia mais critica sociologia, pois segundo ele é uma disciplina muito especifica para o ensino médio.


Opinião

Sobre a pesquisa, brasileiro só lembra do último campeão brasileiro ou de quem matou Ana Maria da novela das 8 da Bobo, ou melhor Globo. Para mim a Globo é a maior assassina de cérebros do país, mas é tema para outro "post".

Em relação a redução da aula de História, é uma vergonha, já temos pouca memória neste pais, leia o começo deste "post" se você já se esqueceu da pesquisa. Sociologia é algo que poderia ser apresentado com um ciclo de palestras ou trabalhos extras.

Precisamos de memória... muita memória.



João M. A. da Silva
Data: 19/12/2008
Hora: 17h32
Momento: Precisamos de memória!
criticasconstrutivas.blogspot.com

Nenhum comentário: