12 de nov de 2008

Projeto: Reciclando Tecnologia - laboratório de terminais leves com software livre

Participei nos dias 31/10 à 05/11/2008 da XIII Semana de Tecnologia da FATEC de Guaratinguetá, uma semana (de três dias!?) com exposições de projetos e palestras ligadas ou não a tecnologia.


O Projeto "Reciclando Tecnologia - laboratórios de terminais leves com software livre" (site aqui), desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do curso de Tecnologia em Informática - ênfase Redes de computadores e concebido por Jorge Mendes (artigo aqui), trabalha em duas frentes: 1ª - inclusão digital e a 2ª - redução do lixo tecnológico.

A primeira acontece com a montagem de um laboratório de informática completo, feito a partir de máquinas obsoletas (doadas e que estavam abandonadas) rodando em cima de software livre (GNU/Linux) e LTSP (Linux Terminal Server Project) com custo próximo de zero. O laboratório prioriza o autodesenvolvimento dos próprios alunos/comunidade, de forma que a participação destes é vital para a implantação do laboratório. O futuro propõe a transferência do conhecimento adquirido pelos alunos/comunidade para os próximos utilizadores.

A segunda, que é a redução do lixo tecnologico, vai um pouco de frente com o mercado de vendas de computadores, segundo Jorge Mendes o termo "ditadura do upgrade" se define pela troca desnecessárias de computadores por outros sem nenhuma necessidade, além do mais fútil modismo. Gerando um aumento significativo de computadores e monitores para descarte. Estes descartes poluem o meio ambiente, pois carregam em seus componentes produtos tóxicos como o chumbo, mercúrio, cromo...


O Link de Acesso a Internet

Um dos maiores desafios para implementação do projeto (que esta instalado na "sala de leitura" da FATEC - GT) é o acesso a Internet para a instalação de pacotes do sistema operacional GNU/Linux. O link da FATEC - Guaratinguetá, é vinculada a rede do Governo do Estado de São Paulo chamada IntraGov (site aqui) que bloqueia qualquer tipo de download (aos alunos pelo menos), além de muitas outras restrições, como a largura da banda e bloqueio de sites de pesquisa.

O futuro

O projeto esta em momento de expansão, um projeto piloto com a escola Escola Estadual Prof. Jose Pereira Éboli (Guaratinguetá - SP) esta sendo estudado.


Para saber mais e manter-se atualizado, visite o site do projeto: fatecti.wordpress.com/projetos




João M. A. da Silva
Data: 12/11/2008
Hora: 09h42
Atualizado: 10h34
Momento: Agora vai!
criticasconstrutivas.blogspot.com

Um comentário:

Slash disse...

Eu vi como funcionam esses terminais. Esse projeto é realmente muito interessante, além de ser bom para mostrar como é possível montar uma "sala de acesso à Internet" com poucos recursos.

A única coisa que achei chata foi a cara de Windows que foi dada ao Linux... Tá, eu não posso falar nada, sou fã do Tux... Mas que engana usuário, isso engana!