21 de dez de 2007

Natal Cristão x Natal Capital



"O texto a seguir, faz uma analise do ponto de vista da religiosidade dos cristãos com a realidade vivida pelos próprios cristãos, que no Brasil representa a maior parte da população brasileira. Devido ao laicismo radical, oriundo principalmente da mídia, o próprio cidadão cristão esta se esquecendo de que ele é cristão" - (trecho adicionado em março/2008).

"A Cristofobia é um outro fator que distancia cada vez mais o homem cristão de suas origens. Como causa sai a espiritualidade e entra o vazio do consumismo" - (trecho adicionado em dezembro/2008).




O que é o Natal:

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo também conhecido como Jesus de Nazaré. A data para sua celebração é o dia 25 de dezembro, pela Igreja Católica e, o dia 7 de janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.


Origem do Nome

Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas românicas - italiano 'natale', francês 'noël', catalão 'nadal', espanhol 'natal'( navidad de J.C), português 'natal'.

Em inglês, a palavra que designa o Natal - 'Christmas' - provém das palavras latinas 'Cristes maesse', significando em inglês 'Christ's Mass", missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

De 'natális' deriva também 'natureza', o somatório das forças ativas em todo o universo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal, Acessado em 21/12/2007


Opinião


Amigos, gostaria que vocês ligassem a TV ou outra mídia de massa, vejam se encontram a figura de Jesus Cristo, tão importante para os cristãos.

O dono da festa não aparece!

No máximo que vemos, é algum concurso de maior presépio do mundo ou coisa do tipo.

O que vemos então? Luzes no lago do Rio, São Paulo, árvore de 20 andares, shopping lotado, rua 25 março, compras, dinheiro, agrado para a neta, sobrinho, vários sorrisos falsos, comerciantes excitados, excitação geral das pessoas, 13 salário, leitoa, churrasco, pernil, chester, peru, festa, uuuuuuuuuhhhhhhhh!!!

Penso que sem a figura do "aniversariante", não existe festa alguma. Ou estou enganado?

Entendo que aqueles que não são cristãos (e hoje os próprios cristãos), procuram ensinar para seus filhos que o Natal não é festa de Cristo e sim do presente. Aquela famosa frase: "Filho se você passar de ano vai ganhar um Playstation no Natal", veja que linda educação.

Vejo também que muitos cristãos e até o atual Papa Bento XVI incentiva a árvore de natal e os presentes (ver http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/12/14/ult1766u25026.jhtm, Acessado 21/12/2007).

Quem sou eu para dizer algo, mas acredito que o Natal é muito mais que lindas caixas de presentes. É tempo de união e reflexão, pois houve na história da humanidade, alguém que ensinou teorias e que também praticou muito. É tempo então de resgatar estes ensinamentos e praticar muito também e ajudar aqueles que não conseguem dar um passo a frente na vida.

Não entendo como alguém pode se esquecer do aniversário de Jesus Cristo, que tem a capacidade de dividir o nosso tempo de antes de seu nascimento (a.C) e depois dele. (d.C)

E outra, ele não é mais uma criança na manjedoura, já tem 2007 anos, pois como acreditam os cristãos, ele é eterno, não é humano é filho de Deus.

Um verdadeiro feliz natal de cristo à todos.


Hei... gordinho de vermelho... o que você tem a ensinar para nós!?







João M. A. da Silva
Data: 21/12/2007
Atualizado: 22/12/2008
www.criticasconstrutivas.blogspot.com

3 comentários:

psyco_borges disse...

Que Diabos é isso ?
Jesus nasceu no dia 25 de dezembro ou 7 de janeiro ?
Cristãos são indubitávelmente agnosticos em relação a sua própria religião, idolatram um homem cuja sua identidade e dados sobre sua vida sejam de longe uma especulação, não hà como provar que esse homem com aparencia afeminada , de cabelos cumpridos e furinho no queixo ( que nasceu em uma região onde não existe esse biotipo, tirando a hipótese dele ter sido filho de um homem , é claro ) seja o messias que muitos de voces idolatram.

Jaianne Costa Ramos disse...

E que se desfez de sua glória , veio para salvar o seus
e os seus o rejeitaram, nos deu uma chance de uma nova vida
morreu como um cordeirinho pra salvar a humanidade
um dia todo olho verá e todooo joelho se dobrará e toda lingua confesará
que jesus é o SENHOR.
até você

João M. A. da Silva disse...

Comentando ao "psyco_borges", 1) evidente que ninguém pegou o RG do profeta Jesus de Nazaré ou simplesmente Cristo para os Cristãos, você escolhe como chama-lo, e disse: "Oh é 25 de dezembro", isto é uma data simbólica é um detalhe na história. 2) Conheça melhor o termo agnóstico, o que você disse é uma bobagem. 3) Muitos historiadores já não tem mais dúvida da existência real de um profeta de nome Jesus que viveu na região de Nazaré-Jerusalém e todas as cidades citadas na Biblía, o que se discute hoje é a santidade dele, novamente aqui fica a seu critério reconhecer ou não, "eis o mistério da fé". 4) A imagem também é simbólica, não existia "smartphone" na época e ele nunca tirou uma "selfie", a aparência é o que menos importa e sim os seus ensinamentos, novamente você tem sua liberdade de aprender com eles ou não. 5) E por fim, eduque seu filho como você quiser, apenas não lute contra o direito de um cristão de ensinar a verdade sobre esta data. Obrigado pela visita e volte sempre.