27 de fev de 2007

Programação TV - Novela Rede Globo - resenha

O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo enviou à Globo recomendação para que a emissora não encerre a novela "Páginas da Vida" (entenda o caso), que termina na próxima sexta-feira, sem antes exibir cenas que mostrem que escolas não podem recusar a matrícula de crianças com deficiências e ficarem impunes. O que você acha sobre o pedido?

Um assunto polêmico!
Muitos já estão pensando censura!!! censura!!!

Na verdade a televisão hoje virou um grande lixo cultural, educacional e até alguns casos do próprio entretenimento. Infelizmente são poucas as emissoras, cito a TV Cultura e TVE que fornecem uma programação limpa, enriquecedora e recheadas de informações boas e interessantes.

As novelas se tornaram grandes arrecadadoras de dinheiro, antiga e atual formula da Rede Globo (hoje potência televisiva), e atual da Rede Record, que investe pesado na programação noveleira, seguindo o caminho da gigante da TV.

Aqui um parêntese, nada contra, penso apenas no equilíbrio e na razão das televisões existirem, lembrando aqui que a TV são concessões públicas e estão sujeitas a regras definidas pelo estado brasileiro. Sendo concessão pública, a primeira coisa a ser feita é pensar no público. Elas fazem isso?

No caso da novela, o assunto sobre o aceite das escolas públicas na matrícula de crianças com deficiências físicas, tem uma certa coerência, as novelas apesar de ficção, não devem premiar o banditismo e a irregularidade.

Tenho uma teoria de que o caos no Rio de Janeiro e seu estado de violência tem 30% de culpa das Organizações Globo, por mostrarem de muito tempo, para o mundo e para nós o famoso "Rio Maravilha", Cristo Redentor, Copacabana, Praia e Hotéis... um ciclo que segue há anos. Nunca houve uma novela que se passou em uma favela, só para citar algo... Isto eu chamo de Síndrome dos Olhos Fechados.

Tem uma frase que diz o seguinte:

"Não devemos dar as pessoas o que elas pedem e sim o que elas precisam"

João Messias Alves da Silva


Fonte:
Folha Online - http://polls.folha.com.br/poll/0705402/results

5 comentários:

Anônimo disse...

A novela coração de estudante tem algumas falas improprias para aquele horario.horario em q as crianças estão vendo uma novela onde se fala em sexo em transar por isso q vemos gravides de jovens adolecentes de 13,15 por ai a novela é um insentivo a mais para q isso aconteça...................

cris disse...

Realmente a novela mulheres apaixonadas VALE A PENA VER DE NOVO,com tanta coisa ruim que a globo vem mostrando nas novelas dos ultimos tempos, é um presente rever a historia de tão bom gosto feita por manoel carlos,agaradeço a globo por esse presente...

João M. A. da Silva disse...

Cris, agradeço seus comentários. Este tema merece até um enfoque maior.

Um abraço,

Isabely disse...

Nao está dando para assistir às novelas CAMA DE GATO e TEMPOS MODERNOS. São novelas chatas, antigas, ainda naquela base da maldade. Fala sério ninguem aguenta isso mais nao.
A novela VIVER A VIDA está gostosa de assistir, tem uma pimentinha, um temperinho de maldade (afinal não existem só Santos), mas nada além do normal.
Escritores, dá um tempo ninguém aguenta mais

Janio Guedes disse...

A novela Cordel Encantado, deve mudar de nome, poderia chamar-se BORDEL ENCANTADO, nunca vi na minha vida, tanta mulher traindo seus maridos,não perco um só dia, mais a coisa tá ficando feio. Acho que os autores não precisa de tanta apelação, a novela tem um bom enrredo. Jânio Guedes